Não se preocupe. Isso não importa.

Esta é a tradução literal de Mai Pen Rai. Uma expressão usada no dia-a-dia Tailandês como se fosse o nosso "não tem de que", em resposta ao agradecimento de alguém.

Um significado muito profundo

Aproximadamente 95% da população Tailandesa é Budista, o que influencia muito a cultura do país. A não-violência, a bondade e a compaixão estão enraizados no cotidiano. É muito forte a crença de que não temos controle sobre as coisas. Por isso, não adianta revidar ou deixar acontecimentos ruins alterarem nossa tranquilidade, serenidade e leveza.

Só nós resta aceitar e seguir em frente: Mai Pen Rai

Essa filosofia de vida incorporada na sociedade Tailandesa torna a convivência mais pacífica e harmônica. Por isso, é improvável você ver discussões agressivas por conta de uma fechada no trânsito. Ou que você deixe alguém extremamente irritado por alguma atitude que lhe desagrade. De uma maneira geral, enxergar a vida deste modo diminui os conflitos desnecessários e favorece o autocontrole das emoções.

O resultado é um ambiente com mais paz e menos raiva.

Como praticar essa filosofia no seu dia-a-dia?

Comece percebendo quais situações tiram você do seu estado de equilíbrio. Depois reflita: Isso é realmente importante? Posso fazer alguma coisa para que essa situação não se repita? Aos pouquinhos esse jeito de olhar as situações se incorpora e vira um hábito na sua vida.

Pra te ajudar neste processo, organizamos eventos onde você pode experimentar um pouco da Tailândia aqui no Brasil e assim começar inserir o Mai Pen Rai na vida. 


SAIBA MAIS Sobre a filosofia de vida Tailandesa: